Saturday, September 29, 2007

Livros

A Carla do Carpe Diem lançou-me um novo desafio: abrir o primeiro livro que aparecer à minha frente (não vale escolher!) na página 161 e transcrever a quinta frase completa.
No momento em que li o que me foi pedido encontrava-se aberto na minha secretária o seguinte livro "Geomecânica aplicada à exploração mineira subterrânea", escrito pelo Professor Fernando de Mello Mendes. Ora a quinta frase dizia o seguinte:

Tanto as superfícies de descontinuidade como os vazios são responsáveis por perturbações na distribuição das tensões instaladas nos maciços pois, localmente, impedem a transmissão dos esforços e, consequentemente, a transmissão contínua e regular dessas tensões.

Claro que não vão entender nada, mas a piada do jogo é mesmo essa =p
Vou propor este desafio a 5 novos blogs:
Alma Zen
Barão da Tróia II
Bocaki
Clariiano
Vida de Casado
Aloha

Friday, September 28, 2007

Prémio Blog 5 estrelas













Olá!
É verdade, tenho andado um pouco desaparecida; outras tarefas têm-me ocupado o tempo =/ Mas foi com enorme agrado que recebi este prémio da Carla do Carpe Diem. Um agradecimento especial a ela por ter nomeado este cantinho da leitura. Agora tenho de nomear 5 blogs. Os sortudos são:
Cantinho Vegetariano
Chef Haruki
Chocolate e Companhia
Clariiano
Mangia che te fa bene
Passem a bola a outros ;)
Aloha

Thursday, September 20, 2007

Caril e girassóis
























Ora bem, este post vem a pedido da Carla do Carpe Diem, que não só me pediu para lhe mostrar como era a planta do caril, como também me pediu umas informações acerca dos girassóis.
Aqui tens o caril. Como podes ver, agora as flores já secaram, mas no início do Verão estavam bem bonitas e de cor amarela. O seu aroma a caril é muito agradável, especialmente para quem gosta. Talvez por isso, é uma planta muito atreita a formigas!
Quanto aos girassóis, vou dar-te umas dicas que resultaram da minha experiência após tê-los plantado. Podes pesquisar na net mais informações, mas a maior parte dos sites referem-se a plantações em grande escala :/
1) Diz-se por aí que a altura certa para plantar é em fins de Maio, inícios de Junho, mas eu antecipei-me e plantei no fim de Abril, e no fim de Junho já eles estavam a abrir. Não sei se irás ter resultados se os plantares agora, mas se estiveres com muita vontade, e tiveres muitas sementes, o meu conselho é o seguinte: planta 2 ou 3 sementes agora e vê no que dá, e guarda as outras para a devida altura. O clima agora anda tão estranho que as flores no meu terraço chegam a florir na altura em que deviam murchar!
2) Tenta plantar as sementes num vaso grande (do tamanho do meu, ou se tiveres maior, melhor) isto porque os meus girassóis que estavam nesse vaso cresceram bem mais do que os outros; e os girassóis, já sabes, quanto maiores, mais bonitos :)
3) Outra coisa a não esquecer é colocar uma estaca (um pauzinho de madeira que podes encontrar no Aki ou em lojas de jardinagem) junto ao girassol, mas basta fazeres isto quando o caule tiver uns 10 cm.
4) Há sempre uma flor mais pesada que irá descair; podes cortá-la ou deixá-la estar.
5) É importante que a terra esteja sempre húmida, e que a flor apanhe o máximo de sol que puder por dia!
6) No final, secas as sementes e podes guardá-las, ou para comer (são ricas em vitaminas D, E e complexo B, e baixam o colesterol!), ou para plantá-las no ano que vem, ou então podes dar aos papagaios :p
Espero que te tenha servido de ajuda!
Aloha

Monday, September 3, 2007

Harry Potter and The Deathly Hallows
























Acabei de ler a saga mais famosa de sempre, e a primeira sensação que tenho ao colocar o livro na estante é de saudades. Saudades, pois ao longo de cerca de 7 anos vivi dentro do mundo do Harry Potter e senti-me como se fosse mais uma personagem da história. Quando acontecia algo de bom ao Harry, ficava feliz; quando as coisas lhe corriam mal, ficava preocupada. Chegava a ficar nervosa quando algo perigoso se sucedia! Dizem que sentir isto é sinal de ser viciada... Pois eu digo que uma escritora que tem a capacidade de nos fazer sentir isto é realmente muito boa escritora. E é por isso que ela se distingue entre os demais escritores.
Estou certa de que muitos sentiram o mesmo que eu ao longo destes 7 anos. Mas tudo o que é bom acaba. E tenho a certeza de que os livros do Harry Potter vão ser lidos, relidos e voltados a ler durante gerações. À grande J. K. Rowling só tenho a agradecer por me ter proporcionado horas e horas de entretenimento e magia. Aprendi muito ;)
Aloha