Wednesday, March 27, 2013

Sugestão de leitura

Este foi possivelmente um dos melhores livros que li nos últimos meses/anos. Este sim, é um dos tais que nos marca, que não nos deixa indiferentes, que nos faz querer recomendá-lo a todo a gente!
Fiquei com uma profunda admiração por este autor, um experiente historiador de Hong Kong, que no final do livro dá algumas explicações acerca da origem das suas fontes, deveras interessantes.
Apesar de ter alguns conhecimentos sobre o regime de Mao Tsé-Tung, não tinha conhecimento sobre esta fase que antecedeu a Revolução Cultural, e que foi responsável pela morte de cerca de 45 milhões de pessoas, o que não fica muito aquém das mortes provocadas pela II Guerra Mundial. Dá que pensar...
O livro está extraordinariamente bem escrito - apesar de grande (são cerca de 500 páginas) lê-se com uma enorme facilidade. Frank Dikötter introduz ao longo de todos os capítulos inúmeros dados relativos a números, pessoas, regiões e acontecimentos, sem nunca ser maçador. Este livro é um must para quem gosta verdadeiramente de história.
Aloha

No comments: